Se tem uma coisa que temos ouvido com bastante frequência de uns tempos pra cá é a sustentabilidade. E ainda, bem, esse é um tópico que vem ganhando cada vez mais espaço. E na construção civil não foi diferente, afinal a responsabilidade social é de todos. Por isso, hoje preparamos um texto contando sobre as tendências de sustentabilidade no apartamento que você precisa conhecer!

Entre as atitudes que auxiliam na sustentabilidade estão: economia de energia elétrica, diminuição no consumo de água, reciclagem de materiais, tratamento do lixo, entre muitas outras medidas.

 

Principais tendências de sustentabilidade no apartamento

 

1. Contato com a natureza dentro de casa

A medida que estamos em contato diário com a natureza, percebemos cada vez mais a importância dela. Logo, uma das melhores formas de entender o quão importante é o cuidado com o meio ambiente, é transformando os espaços em nossa casa com pequenas coisas: um plantio de mudas, uma mini horta ou pequeno jardim a depender do tamanho de sua casa.

Além dos benefícios que o contato com a natureza traz para nossa saúde, ela também proporciona benefícios como, por exemplo, a purificação do ar.

 

2. Reciclagem de lixo

Outra atitude valiosíssima para quem pretende praticar a sustentabilidade no apartamento é a reciclagem de lixo. Esse é um dos primeiros passos para quem começa a se preocupar mais com o meio ambiente. É uma atitude que pode ser tomada em qualquer residência, seja ela apartamento ou condomínio.

Praticar a reciclagem no começo parece meio confuso, mas é só uma questão de costume. Ao criar o hábito se torna mais fácil e rotina separar o lixo que produzimos no nosso próprio apartamento.

A grande vantagem da reciclagem para o meio ambiente é que ao invés desse lixo ir para o lixão ou para o aterro sanitário – eles recebem um destino correto, amenizando os danos a natureza.

 

3. Energia fotovoltaica

Outra alternativa que auxilia na sustentabilidade no apartamento é a utilização da energia fotovoltaica – que nada mais é que a energia elétrica obtida através do sol. A energia fotovoltaica é uma fonte limpa, inesgotável, renovável e sustentável – por esses motivos ela preza pelo meio ambiente, ainda mais se comparada aos outros tipos de fontes de energia elétrica existentes.

 

4. Use a estrutura do apartamento a seu favor

Aproveite o máximo possível a ventilação e luz natural que entra no apartamento, essas atitudes por mais simples que sejam, diminuem os gastos com energia elétrica e ainda assim usufruem os benefícios da natureza.

Se for preciso construir ou reformar janelas maiores, posicionar os móveis de forma que não obstrua a passagem de luz e de ventilação. Outra dica interessante também é o uso de cores claras, tanto nos móveis como nas paredes, para que obtenha-se mais incidência solar.

 

5. Captação da água da chuva

A bandeira de economia de água vem sendo levantada há muito tempo, por grande parte da população. E na construção civil já existem técnicas para auxiliar nessa missão de economizar e reutilizar a água.

Uma das técnicas é a captação da água da chuva para outras atividades. Esse sistema é instalado na construção do próprio condomínio, por isso é conhecida como: condomínio sustentável. A água que é captada da chuva pode ser utilizada para limpeza de áreas comuns, em vasos sanitários, calçadas, entre outras.

 

E então, o que achou de saber mais sobre o assunto? Nós, da Reatec Engenharia, estamos sempre em busca de pautas relevantes para você. Se curtiu, basta nos seguir nas redes sociais para acompanhar o nosso conteúdo. Estamos no Instagram e no Facebook.